quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Nossa Resenha crítica!
A gripe suína e a higienização das mãos
Esta resenha apresenta a opinião de alunos graduando em enfermagem. Com o intuito de alertar à população, focamos em métodos que minimizam a propagação da Influenza A. Para compreender melhor o assunto o grupo disponibilizou neste blog história em quadrinhos e charge. Para a produção desta resenha selecionamos artigos e entrevistas da ANVISA (2009), Admin (2009) e Marie-Paul Kieny (2009). Os autores selecionados produziram extensa pesquisa sobre o assunto.
O artigo da ANVISA (2009) mostra que a correta higienização das mãos é a medida individual mais simples que previne a propagação de doenças contagiosas.
A vigilância sanitária diz:
As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados. No caso da Influenza é recomendada a fricção anti-séptica das mãos (com preparações alcoólicas), por reduzir a carga microbiana das mãos. A utilização de gel alcoólico a 70% ou de solução alcoólica a 70% com 1-3% de glicerina pode substituir a higienização com água e sabão quando as mãos não estiverem visivelmente sujas.
(ANVISA: 2009)
Segundo a ANVISA, a higienização das mãos com o álcool a 70% é essencial para minimizar contaminações, principalmente em casos de surto.
Admin(2009) O medicamento oseltamivir segundo a OMS, mostrou eficiência nos primeiros testes contra o vírus H1N1, mas não se pode afirmar totalmente ainda tal efeito. O que podemos fazer é sempre estar lavando as mãos, mesmo porque temos que evitar as gripes comuns, que também pode trazer conseqüências.
Admin também ressalta a importância da higienização das mãos, já que, até o momento de sua pesquisa a vacina especifica não estava disponível.
Para combater a gripe a OMS anunciou a vacina.
Marie-Paul Kieny (2009), afirmou que as vacinas contra o vírus da influenza A (H1N1) serão “seguras”, já que serão feitas a partir de uma “tecnologia antiga e testada”.
A vacina especifica contra a Influenza A, já foi produzida, e chegará ao Brasil no final do ano. Segundo o ministério, o governo comprará um milhão de doses de vacina contra a gripe suína que estará pronta para uso em dezembro. Ainda não foram definidos quais serão os grupos populacionais que serão priorizados na vacinação.
Os estudos apresentados nesta resenha com o intuito de esclarecer a população desde formas mais simples, higienização das mãos, até as mais complexas, vacinação, já que não será disponível para todos os cidadãos.
Que fique uma alerta do grupo pra você: higienização das mãos é a melhor prevenção porque a vacinação pode chegar tarde, quando você tiver no caixão!
Bibliografia
http://www.h1n1online.com/2009/08/higienizacao-da-maos.html
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Nossas Criacões!!!
Artigo
1 - O que é o vírus da gripe e o que quer dizer H1N1:
Disponível em: http://scienceblogs.com.br/rainha/2009/04/o_que_voce_precisa_saber_sobre.php
Pré projeto
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Para este projeto de Comunicação e Expressão o grupo escolheu o tema transversal saúde, delimitando em Influenza A (H1N1). Abordaremos aqui o assunto escolhido de forma clara e objetiva, através de pequenos vídeos, comentários e outros.
OBJETIVOS-
OBJETIVO GERAL
Trazer a conhecimento das pessoas um assunto tão falado, mas pouco conhecido em sua forma científica. Além disso, não fazê-lo de uma forma complexa, mas com uma linguagem mais clara possível de forma que todos realmente entendam os assuntos abordados sobre a gripe A.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Possibilitar aos alunos de Enfermagem um melhor conhecimento sobre a gripe A (H1N1), de forma que se entenda quais os procedimentos necessários, como o vírus agi,qual a sua origem, além de responder às perguntas mais freqüentes, baseados em pesquisadores de nosso e outros países.
JUSTIFICATIVA
METODOLOGIA
O que é a gripe suína e o seu surgimento
A gripe suína é causada por outros tipos de gripe que normalmente infectam porcos. Quando estes diversos tipos de vírus se encontram no mesmo animal, eles se reorganizam geneticamente. Assim que surgiu a gripe suína, ou a Influenza A (H1N1).
Qual a origem
Os casos começaram no México, em 2008 e foram se alastrando para os Estados unidos, Canadá, Costa Rica e por ai vai.
Quais os sintomas e tratamento
São semelhantes aos da gripe comum: calafrios, febre,garganta dolorida, dores musculares,dor de cabeça forte, tosse , fraqueza e desconforto geral.
Grupos de risco
Idosos acima de 60 anos, crianças com menos de 2 anos, grávidas, pessoas com doença pulmonar,cardíaca, renal crônica, diabetes, deficiência imunológica e por aqueles que têm alterações na hemoglobina.
Formas de contágio
O vírus é transmitido de pessoa para pessoa por contato direto: gotículas de espirro ou tosse, aproximação física ou com materiais infectados.
Cuidados
Lavar as mãos regularmente e da forma correta(ensinaremos no fechamento do trabalho), além de evitar lugares fechados com muitas pessoas.
Medicamentos eficazes
Segundo a OMS os medicamentos Oseltamivir e Zanamivir são eficazes no tratamento, mas eles devem ser tomados somente com orientação médica, pois caso contrário o vírus pode ficar fortalecido e resistente a medicação.
O Tamiflu só pode ser tomado nas primeiras 48 horas após a manifestação dos sintomas e o Ministério da Saúde o está disponibilizando só para os pacientes dos grupos de risco.
Vacina
Ainda não existe, mas os vários laboratórios do mundo estão trabalho em prol dela. O Brasil o faz através do Instituto Butantan
Perguntas freqüentes.
O que se deve fazer quando está com gripe;
Existe remédio para todos;
Quais o Centro de Referência, etc.
CRONOGRAMA
17/08 - 20/08
O grupo se apropriou da proposta, escolheu o tema central dado e produziu o pré-projeto. Visitou o blog central dado e criou o blog do grupo
REFERÊNCIAS
www.respostasgripesuina.com.br
www.medcenter.com
www.pubmed.org
www.sonacacha.com
www.medicina.ufmg.br





