CAPA
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Para este projeto de Comunicação e Expressão o grupo escolheu o tema transversal saúde, delimitando em Influenza A (H1N1). Abordaremos aqui o assunto escolhido de forma clara e objetiva, através de pequenos vídeos, comentários e outros.
OBJETIVOS-
OBJETIVO GERAL
Trazer a conhecimento das pessoas um assunto tão falado, mas pouco conhecido em sua forma científica. Além disso, não fazê-lo de uma forma complexa, mas com uma linguagem mais clara possível de forma que todos realmente entendam os assuntos abordados sobre a gripe A.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Possibilitar aos alunos de Enfermagem um melhor conhecimento sobre a gripe A (H1N1), de forma que se entenda quais os procedimentos necessários, como o vírus agi,qual a sua origem, além de responder às perguntas mais freqüentes, baseados em pesquisadores de nosso e outros países.
JUSTIFICATIVA
METODOLOGIA
O que é a gripe suína e o seu surgimento
A gripe suína é causada por outros tipos de gripe que normalmente infectam porcos. Quando estes diversos tipos de vírus se encontram no mesmo animal, eles se reorganizam geneticamente. Assim que surgiu a gripe suína, ou a Influenza A (H1N1).
Qual a origem
Os casos começaram no México, em 2008 e foram se alastrando para os Estados unidos, Canadá, Costa Rica e por ai vai.
Quais os sintomas e tratamento
São semelhantes aos da gripe comum: calafrios, febre,garganta dolorida, dores musculares,dor de cabeça forte, tosse , fraqueza e desconforto geral.
Grupos de risco
Idosos acima de 60 anos, crianças com menos de 2 anos, grávidas, pessoas com doença pulmonar,cardíaca, renal crônica, diabetes, deficiência imunológica e por aqueles que têm alterações na hemoglobina.
Formas de contágio
O vírus é transmitido de pessoa para pessoa por contato direto: gotículas de espirro ou tosse, aproximação física ou com materiais infectados.
Cuidados
Lavar as mãos regularmente e da forma correta(ensinaremos no fechamento do trabalho), além de evitar lugares fechados com muitas pessoas.
Medicamentos eficazes
Segundo a OMS os medicamentos Oseltamivir e Zanamivir são eficazes no tratamento, mas eles devem ser tomados somente com orientação médica, pois caso contrário o vírus pode ficar fortalecido e resistente a medicação.
O Tamiflu só pode ser tomado nas primeiras 48 horas após a manifestação dos sintomas e o Ministério da Saúde o está disponibilizando só para os pacientes dos grupos de risco.
Vacina
Ainda não existe, mas os vários laboratórios do mundo estão trabalho em prol dela. O Brasil o faz através do Instituto Butantan
Perguntas freqüentes.
O que se deve fazer quando está com gripe;
Existe remédio para todos;
Quais o Centro de Referência, etc.
CRONOGRAMA
17/08 - 20/08
O grupo se apropriou da proposta, escolheu o tema central dado e produziu o pré-projeto. Visitou o blog central dado e criou o blog do grupo
REFERÊNCIAS
www.respostasgripesuina.com.br
www.medcenter.com
www.pubmed.org
www.sonacacha.com
www.medicina.ufmg.br
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário